Andar pela paisagem é despirmo-nos de quê?

Práticas de IncorpOração

Pedro Ramos

Afinação . Movimento . Corpo . Respiração . Performance . Natureza . Palavra . Gesto

Sem Resultados.

Walkshop Oficina dos Passos
Afinação . Movimento . Corpo . Respiração . Performance . Natureza . Palavra . Gesto

No results found.

Walkshop Oficina dos Passos
A noite deita-se tarde. Os serões prometem. Num terraço natural virado para a barragem, um coro de oliveiras espera os participantes na primeira Oficina dos Passos no Convento da Terra. O programa: práticas de afinação que cruzam o estudo do corpo, a respiração, os sentidos/percepção e o entorno natural.

Pedro Ramos, criador e mentor d’a Ordem do O, bailarino e coreógrafo, propõe a prática do movimento a partir de uma visão alargada sobre o Corpo enquanto unidade psico-física, como “um pedaço de natureza a ser conhecido”. De forma imersiva, pelo movimento, convida ao mergulhar da atenção numa afinação particular da consciência com corpo – a respiração enquanto leitmotiv que liga a consciência ao movimento na sua dimensão simultaneamente biológica e espiritual.

A caminhada performativa num olival com extraordinárias vistas – Terra de Almagre – resulta num caminho aberto, pretexto para a afinação com o mundo mais-que-humano. Mais do que ir a algum lado, é oferecido o tempo para estar com um lugar estabelecendo uma ligação imersiva com a natureza através dos sentidos. O entorno natural – a terra – é uma porta para o vasto, interior e exterior. Será partilhado o silêncio, experiências e visões ecotópicas em palavras e gestos.

Pedro Ramos é diretor artístico da Ordem do O. Coreógrafo, bailarino, investigador, artista visual, músico/cantor, professor de Dança e Hatha Yoga, tendo feito a sua formação como Instrutor no Centro Português de Yoga com Carlos Rui Ferreira. É licenciado pela Escola Superior de Dança, tendo frequentado a Pós-graduação em Dança Movimento Terapia e comunicação não Verbal na UAL. Leciona Análise e Técnicas de Composição na Escola de Dança do Conservatório Nacional e Oficina de Corpo I e II na licenciatura de Teatro na Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha. É Aluno no Mestrado de Teatro do Movimento, na Escola Superior de Teatro e Cinema.

Como intérprete tem trabalhado com vários criadores nacionais e internacionais entre os quais Madalena Vitorino, Clara Andermatt, Rui Lopes Graça, Stephan Jürgens, José Laginha, Félix Lozano, Cláudia Nóvoa, João Lourenço, Luca Aprea, Silke Z., Ana Rita Barata, Sofia Belchior, Sofia Silva, Né Barros, Paulo Rodrigues, João Brites, Teresa Simas, Luís Castro, Miguel Moreira e Paulo Ribeiro. Tem realizado várias criações: “Coexistência”, “Saindo do Escuro…”,”Minuto”, “VideoDança 06”; “Room” em colaboração e a partir do trabalho do artista plástico Noam Bem Jacocov ; “Memória de uma Origem”, “InAdega“ (co-criação com Sofia Belchior), “Órbita do cérebro na planta da mão”; “Atractor Estranho”,“Diário Metafísico”, “Quadratura do Espaço Curvo”, “Matriz Arcaica da Sublimação de um Corpo”, “Coniunctio”, “Alento”, “IMO:Eco-sistema Interior”, “Rizoma”, “Corpo Anímico”, “Metamorfoses”,“Naga”, “ITER”, “Orpheu”, “A Morfia”, “Kaminhu Lunju” e “Diónysos”.

Ao longo da sua carreira profissional tem sido várias vezes premiado e reconhecido, tanto ao nível individual (melhor bailarino contemporâneo 2008 Gala Dance Awards RTP1; Medalha de Mérito IPL 2009) como colectivo (“Caruma” espectáculo do Ano 2006; Saga – Ópera extravagante, Globos de Ouro; Texto 1.º Prémio Experimenta Design, “Quixote” 1.º prémio da SPA).

Imagens

Search