Pretende-se nesta oficina conjugar um leque de valências que são características do projeto artístico MaisMenos, da autoria do artista Miguel Januário, e desenvolver práticas de intervenção ‘DIY’ [Faça você mesmo], com recurso a materiais simples e acessíveis e técnicas diversas ligadas à intervenção urbana.
A oficina desenvolve-se em dois momentos: — criação de cartazes com diversas abordagens e técnicas (stencil, pintura, colagem, fotocópias, entre outros ) de acordo com temáticas pessoais trazidas por cada participante; — criação de um mural de cartazes no exterior, tendo como objetivo principal o reconhecimento por parte do grupo do potencial criativo e comunicativo destas ferramentas, assim como dos processos de reflexão crítica, de construção conceptual e de empoderamento a si inerentes.
A oficina destina-se a todas as idades, sozinhos ou em família, juntem-se a nós!
±MaisMenos± é um projeto de intervenção artística do artista e designer gráfico português Miguel Januário, que começou no âmbito de uma tese académica em 2005 e mais tarde ganhou vida própria.
Apresenta uma reflexão crítica sobre o modelo de organização política, social e económica inerente às sociedades urbanas contemporâneas. Efetuando uma dissecção clínica da realidade que joga com o sistema de dualidades intrínseco ao edifício ideológico ocidental, a expressão programática do projeto encontra-se conceptualmente reduzida a uma equação de simplicidade e opostos excludentes: mais/menos, positivo/negativo, preto/branco.
Sob a insígnia ±MaisMenos±, Miguel Januário tem produzido trabalho instigante e inovador tanto dentro como fora de portas, numa variedade de suportes – do vídeo às instalações esculturais, da pintura à performance. A par das inúmeras intervenções ilegais no domínio da arte pública realizadas em vários países, o projeto também tem sido exposto em mostras individuais e coletivas em múltiplos contextos. A sua obra encontra-se representada em várias colecções privadas.